Simplificando as compensações de carbono

August 18, 2021

As compensações de carbono podem parecer complicadas. Existem muitas oportunidades de negócios quando se trata de compensações, e são mais simples do que você pode imaginar. Felizmente, a equipe de especialistas da Radicle tem um amplo conhecimento sobre como funcionam as compensações de carbono, como produzí-las e como usá-las para cumprir suas metas de redução de emissões. Mas o que exatamente são compensações de carbono?

A maneira mais simples de explicar uma compensação de carbono é um sistema de contabilidade que pode equilibrar as escalas de poluição. Uma compensação representa a redução, remoção ou prevenção voluntária das emissões de gases de efeito estufa (GEE), medidas em toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e), que podem compensar as emissões feitas em outro lugar. Ao cortar as emissões além do necessário, as compensações desempenham um papel importante no cumprimento das metas de redução de emissões de GEE, o que é incrível.

Qualquer empresa, governo ou indivíduo pode se envolver com a compensação de carbono, pagando para compensar suas emissões de GEE ou gerando compensações.

Existem dois tipos diferentes de compensação: cumprimento e voluntária. As compensações de cumprimento podem ser usadas quando um sistema federal de redução de emissões de GEE está em vigor, desta forma as atividades do projeto são incluídas nos protocolos aprovados pelo governo. As compensações voluntárias devem ser usadas por indivíduos, grupos e organizações por motivos voluntários. Pense assim: se você, uma única pessoa, voasse em um avião e quisesse compensar essas emissões de GEE, você poderia comprar compensações de forma voluntária, mas se sua empresa está em um setor com requisitos regulatórios para reduzir as emissões de carbono, você pode usar as compensações de cumprimento para atender às reduções exigidas pelo governo para as suas emissões de GEE.

Então, como as compensações são geradas? Uma ampla variedade de atividades e projetos evitam, removem ou reduzem as emissões de GEE que criam compensações. Eles podem assumir a forma de soluções baseadas na natureza, como plantar árvores em terras anteriormente florestadas (reflorestamento) ou reduzir as emissões, evitando o desmatamento e a degradação florestal. Elas podem ser melhorias de otimização energética para o seu negócio, em projetos de edifícios com eficiência energética ou no uso de fogões super eficientes, usando combustíveis alternativos para alimentar os veículos da sua empresa. Essas atividades e projetos também podem incluir o uso de técnicas de agricultura regenerativa, reduzindo as emissões de metano usando opções de hardware limpas e inovadoras, recuperação ou incineração de hidrofluorcarbonos (HFCs), redução das emissões de aterros por meio da coleta de combustão e gás de aterro, e geração de eletricidade usando recursos renováveis.

Depois que uma compensação é gerada, ela recebe um número de série exclusivo. As empresas podem trabalhar com organizações como a Radicle para comprar créditos que atendam às suas necessidades. Depois que um crédito é comprado, ele é permanentemente retirado ou transferido para garantir que não haja dupla contagem e que um crédito só possa ser usado uma vez.

Agora que você sabe um pouco mais sobre compensações, certamente está se perguntando: “onde posso comprá-los ou vendê-los”? Temos ótimas notícias – as compensações são vendidas tanto por intermediários quanto por desenvolvedores de projetos – como a Radicle! Oferecemos opções de transações personalizadas, percepções sob medida e acesso escalável a mercados de carbono opacos e ilíquidos. Encontramos as oportunidades mais adequadas para o seu negócio, incluindo a execução de transações de carbono. Também oferecemos suporte a soluções de ponta a ponta para o ciclo de vida de seus créditos de carbono – do desenvolvimento e criação à aquisição e aposentadoria.

“Você precisa se perguntar sobre quais emissões você pode influenciar por si mesmo e quais projetos de redução de emissões que você vai fazer estão sob seu controle ou dentro de sua organização. Desta forma, as compensações podem ser usadas para cumprir o restante de sua meta de redução de emissões ou para se proteger contra emissões futuras de carbono e exposições de preços.”, disse Chelsea Bryant, Diretora-Gerente de Mercados Globais e Estratégia da Radicle durante nosso webinar 101 sobre Compensações de Carbono.

Se você quiser saber mais sobre como se envolver nos mercados de cumprimento ou de compensação voluntária de carbono, nossa equipe de especialistas está pronta para te atender!