Programa Fazendas Vivas

Um dos maiores desafios deste século será garantir nossa segurança alimentar e reduzir os impactos nas mudanças climáticas. Esse é o propósito do Programa Fazendas Vivas®.

O Fazendas Vivas foca sua atuação na preservação da vegetação nativa em áreas privadas, na regeneração de sistemas produtivos e na restauração de áreas degradadas. Com isso, buscamos aumentar a produção agrícola, preservar as florestas, regenerar os solos e gerar renda no campo.

Tem interesse em participar do Programa Fazendas Vivas? Inscreva-se para receber uma análise de viabilidade pela Radicle Brazil.

O Programa propõe uma jornada rumo a baixa emissão de carbono e alta produtividade ao produtor rural e toda a sua cadeia. Esta jornada consiste em 3 etapas independentes e complementares:



1. MENSURAÇÃO mensuracao

Nós trabalhamos a partir de dados precisos e baseados em evidências ou utilizando banco de dados de atividades e fatores de emissão e remoção tropicalizados, essenciais para mensurações precisas. A jornada do Fazendas Vivas se inicia com um bom diagnóstico da propriedade ou organização:

  • Mensuração de emissões, remoções e estoques de carbono em sistemas agropecuários, agroflorestais e florestais
  • Mensuração da pegada de carbono de produtos
  • Análise comparativa do desempenho climático de organizações e produtos

Para agregar eficiência e precisão, contamos com recursos de software que incluem:

  • Controle de qualidade robusto e recursos de revisão
  • Armazenamento com segurança dos seus dados ao longo da vida do projeto
  • Suporte a vários tipos de evidências complexas
  • Redução do risco e aumento da capacidade de auditoria por meio de medidas de controle rigorosas
  • Visibilidade de ponta a ponta dos dados ao longo da vida do projeto
  • Tempo reduzido desde a coleta de dados até o reporte

2. VALORAÇÃO mensuracao

Uma vez feita a mensuração dos ativos ambientais, é hora de avaliar seu valor. Alguns de nossos serviços de consultoria técnica incluem:

  • Valoração econômica de ativos ambientais relativos às cadeias agrícolas e florestais
  • Análise de elegibilidade e viabilidade para a transformação destes ativos ambientais em ativos financeiros
  • Estratégia de redução de emissões
  • Serviços de consultoria de mercado de carbono

Aproveite a experiência do time Fazendas Vivas e abordagem objetiva para identificar novos fluxos de valor.


3. MERCADO mensuracao

Proprietários rurais e sua cadeia de valor estão à frente no enfrentamento a este desafio. O Programa utiliza o valor do carbono para encorajá-los a conservar florestas e adotar sistemas de produção agrícola regenerativos.

Convidamos nossos clientes e parceiros a participar no mercado global de carbono de forma simples e segura, gerando valor financeiro e uma série de co-benefícios socioambientais.

Um crédito de carbono representa uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). Os créditos são gerados a partir de projetos que evitam emissões que teriam ocorrido sem o projeto ou que removem emissões da atmosfera.

  • Projetos de créditos de carbono para o mercado voluntário global;
  • Projetos de redução de emissões internas ou na cadeia de valor (insetting)

Como podemos ajudar:

  • Aproveitando nossa experiência técnica, política e comercial para apoiar o desenvolvimento de todas as etapas do processo de geração dos créditos Adaptando as opções de serviço e transação para atender às suas necessidades
  • Fornecendo acesso seguro aos mercados globais de carbono

Nossa equipe de negociação opera em mercados de carbono voluntários globalmente. Os mercados de carbono que operamos incluem:

  • Verified Carbon Standard (VCS/Verra)
  • Gold Standard (GS)
  • American Carbon Registry (ACR)

Os projetos de carbono do Programa Fazendas Vivas se dividem entre Desmatamento Evitado e Sistemas Regenerativos.

DESMATAMENTO EVITADO

Há milhões de hectares de florestas e vegetação nativa excedentes em propriedades rurais. Os proprietários devem ser compensados para proteger essa vegetação e o mercado de carbono é a melhor forma de viabilizar isso.

SISTEMAS REGENERATIVOS

O Brasil apresenta áreas agrícolas imensas com algum nível de degradação, estas podem ser restauradas por meio de sistemas regenerativos de produção. Estes produzem mais alimento por hectare, dão resiliência climática e econômica ao produtor e promovem a remoção de carbono da atmosfera.

Quer saber mais sobre o Programa Fazendas Vivas? Clique aqui para acessar a nossa apresentação.

COMO FUNCIONA O MERCADO VOLUNTÁRIO DE CARBONO?

Organizações responsáveis estabelecem compromissos públicos de redução do impacto climático. Como uma de suas estratégias para cumprir esses compromissos, apoiam projetos que reduzem ou removem emissões de GEE através da compra dos créditos de carbono gerados.

Estes projetos compensam as emissões de GEE e promovem uma série de co-benefícios, como a geração de renda no campo e a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

O Programa Fazendas Vivas se utiliza do valor do carbono para possibilitar um futuro com segurança alimentar e climática para todos.

Clique aqui para fazer parte desta jornada.