Blog

Somos fissurados por soluções positivas para o planeta e adoramos compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas apaixonadas pela sustentabilidade.

Decreto sobre carbono lembra que precisamos de uma nova visão para a agropecuária

O que muda com o decreto presidencial 11.075, publicado em maio, que traz orientações para a elaboração dos planos setoriais de mitigação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e institui o Sistema Nacional de Redução de Emissões dos GEE?

Radicle Blog Image - Metodologias para projetos de desmatamento ilegal evitado estão em revisão no Verra

Metodologias para projetos de desmatamento ilegal evitado estão em revisão no Verra

Medida adotada pela organização internacional Verra deve afetar principalmente as iniciativas em áreas de desmatamento não planejado evitado

O horizonte pós-COP26

Independentemente dos vieses, é possível extrair algumas tendências que se fortalecerem com os resultados de Glasgow e que ditarão o ritmo das mudanças que estão por vir.

COP26 Image of the Globe

COP 26: Um momento de urgência e oportunidade

Em um momento no qual a humanidade retoma gradativamente as suas atividades, essa COP tem algumas particularidades que merecem atenção.

Simplificando as compensações de carbono

O que exatamente são compensações de carbono?

A regeneração pode ser exponencial?

Ao integrar o Grupo Radicle, a Pangea possibilitará a fusão do conhecimento específico sobre as soluções que o país necessita com a tecnologia e capacidade de investimento necessárias para dar escala a elas.

Conheça a Radicle

Hoje temos um novo nome, mas a nossa história tem como base empresas que existem há mais de uma década com o propósito de causar impacto positivo no planeta.

Conhecendo os mercados de commodities ambientais

Na Radicle, ajudamos empresas a navegarem pelos mercados de emissões para lucrarem enquanto protegem o planeta.

Serviços de consultoria precisos

Na Radicle, estabelecemos parcerias com os nossos clientes para mensurar o seu impacto ambiental e identificar novas fontes de valor.

Desmistificando a Pegada de Carbono

Na Radicle, a nossa principal atividade é transformar as realidades das empresas com as quais trabalhamos, levando soluções concretas de cuidados com o meio ambiente.

Os 3 Princípios da Economia Circular

A nossa inspiração mais recente é a Economia Circular.

INFRAESTRURA VERDE?

Depois de dois anos com chuvas abaixo da média histórica, este verão está terminando com um índice pluviométrico bastante razoável o que, aliado a uma redução do volume retirado, contribuiu para o aumento significativo do volume armazenado do Sistema Cantareira. Se neste mesmo dia 08 de março de 2015 tínhamos 120 milhões de m³ acumulados no Sistema, hoje temos 577 milhões.

Mercados de carbono, a saga

Por que o mercado voluntário se mantém aquecido mesmo em um ano historicamente ruim para a economia global?

É hora de regenerar

Gestão florestal e o uso sustentável do solo são sinônimos de resiliência às mudanças climáticas para o setor agropecuário.

Soluções baseadas na natureza

Palavra do momento, as soluções baseadas na natureza podem ser a bala de prata para sair da crise climática?

CARBONO E SOFTWARE: A COMBINAÇÃO FINANCEIRA DO FUTURO?

Créditos de carbono, offsets, precificação, riscos relacionados às mudanças climáticas, inventários e cenários de emissões etc, etc, etc.

VOCÊ ACREDITA EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

Ideologias à parte, a inação justificada por alguma forma de negacionismo científico é irresponsável e revela falta de visão estratégica. 

CLIMA, FLORESTA & ALIMENTO, QUAL O EQUILÍBRIO DESSA EQUAÇÃO?

A abordagem de paisagens produtivas sustentáveis como estratégia para assegurar a segurança alimentar e a produtividade 

SEU EXTRATO GLOBAL

No último extrato de consumo de recursos naturais, o planeta Terra recebeu uma notícia assustadora: estamos no “cheque especial”.

CAPITAL NATURAL: ESSA CONTA FECHA?

A valoração do capital natural é um procedimento que tenta estimar um valor econômico ou precificar os bens e serviços prestados pela natureza.

VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

O alimento sempre teve papel de protagonista na história evolutiva do homem. 

O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ?

“O PIB não mede a nossa astúcia, nem a nossa coragem, nem a nossa sabedoria, nem o nosso conhecimento, nem a nossa compaixão, nem a devoção ao nosso país. Em poucas palavras, o PIB mede tudo, exceto aquilo que torna a vida digna de ser vivida.”

FAZENDAS DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS?

Em meio a maior crise da história do país, o setor agrícola resiste. Os dados são impressionantes: crescimento de 4% no último ano, chegando a 22% do PIB brasileiro em 2016[1], maior exportador mundial de carne bovina, segundo maior produtor de soja, dentre outros números superlativos.

CARBON FARMING

Que tecnologia seria capaz de capturar carbono da atmosfera, fixá-lo em produtos de interesse econômico, gerando como subproduto água e oxigênio?

UM POR TODOS E TODOS POR UM?

Você sabia que o nosso planeta tem um limite para além dos geográficos que todos nós conhecemos?

BREXIT PARA ONDE?

Somos uma espécie social por essência, nossa capacidade de colaboração para a resolução de problemas complexos foi o que nos tirou da obscuridade das cavernas e nos colocou em todos os cantos do mundo.

MUDANÇA DE HÁBITO?

Com o fim do carnaval o ano começa de verdade em terras tupiniquins. Finalmente é hora de tirar da gaveta e colocar em prática as metas de ano novo. Metas geralmente envolvem mudanças de hábito que proporcionam benefícios para o nosso bem estar. A comunidade e o planeta também são considerados, mas são coadjuvantes na hora de pular as ondinhas e fazer desejos. Não se culpe, faz parte da natureza humana.

TEM BOI NA LINHA?

“Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo”, dizia a carta de Pero Vaz de Caminha, datada de 1500, sobre a fartura das terras brasileiras.

MARKETING CONSCIENTE?

O marketing é persona non grata no meio da sustentabilidade por ser frequentemente considerado o grande vetor do consumismo, a doença do nosso estilo de vida moderno.

LINEAR OU CIRCULAR?

A Terra é um sistema fechado e cíclico. Com a exceção da luz solar e de um ou outro meteorito perdido, nada de novo é adicionado a esse sistema.

O GHG PROTOCOL E A AGRICULTURA DE BAIXO CARBONO, QUAL A RELAÇÃO?

Brasil é o país que mais alterou seu perfil de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mundo nos últimos anos. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as emissões absolutas do país foram reduzidas em quase 40% entre 2005 e 2010 e a contribuição dos diferentes setores mudou radicalmente, em especial a parcela relativa ao uso da terra e florestas, como pode ser visto no gráfico abaixo.

O QUE O MICO TEM A VER COM ISSO?

Historicamente o movimento ambientalista tem se apoiado no risco de extinção de espécies animais para divulgar e engajar a sociedade na causa da conservação ambiental. Nesta estratégia a imagem de espécies carismáticas como, por exemplo, o mico-leão dourado, o urso panda, ou a onça pintada foram exaustivamente usados. 

INVENTÁRIO DE GEE É UM BICHO DE 7 CABEÇAS?

Nos últimos anos a prática da elaboração e reporte de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) evoluiu consideravelmente no Brasil. Hoje já existem ferramentas de cálculo robustas e didáticas que facilitam boa parte do trabalho e, além disso, grandes avanços foram alcançados quanto a consensos em relação à forma de reporte destas emissões. 

JAMES DEAN OU NELSON MANDELA?

"Escolha viver. Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma família... Escolha sua primeira casa. Escolha seus amigos... Escolha o seu futuro. Escolha a vida. Eu escolhi não escolher a vida, escolhi outra coisa." 

UMA EMPRESA PODE SER UM HERÓI?

Assim como um herói, que pensa além do seu ganho pessoal para o beneficio de todos, uma empresa-herói é aquela que não se limita apenas a metas financeiras, mas sim em provocar um impacto positivo no mundo. Afinal de contas, se uma pessoa pode fazer um bem para o mundo e tornar-se emblemática pelos seus esforços, por que não poderia uma empresa?