Desmistificando a Pegada de Carbono

May 30, 2021

Na Radicle, a nossa principal atividade é transformar as realidades das empresas com as quais trabalhamos, levando soluções concretas de cuidados com o meio ambiente. Uma parte inicial do nosso processo ágil e robusto envolve a identificação do impacto de carbono da empresa. Para isso, mergulhamos profundamente nas operações dos nossos clientes, questionando, reiterando, calculando e documentando. 

Agora, vamos destrinchar o que é pegada de carbono. O que é medido importa e é mais importante do que nunca saber como o seu negócio impacta o meio ambiente. Aqui entra o impacto de carbono: uma fotografia dos gases de efeito estufa (GEEs) emitidos anualmente a partir das operações da companhia. Essa informação é o primeiro passo para entender a sua cadeia de suprimentos e identificar onde existe potencial para melhorias ambientais.

Mas por que isso é importante? O objetivo principal de uma pegada de carbono não se restringe a relacioná-la às metas climáticas, mas também a utilizá-la como um guia para uma estratégia de sustentabilidade que lhe permita traçar um plano de ação para lidar com as vulnerabilidades. 

Veja o que diz Rori Cowan, a nossa Diretora para Desenvolvimento de Negócios para os Estados Unidos, que é uma grande defensora da pegada de carbono: “seja porque a sua empresa quer estar à frente das regulamentações ou simplesmente porque entende como pode fazer melhor, os dados adquiridos com esse exercício têm imenso valor, e não é possível alcançar esse valor até que se conheça qual é o seu impacto de carbono. Esse valor pode se materializar em diversas formas, como entender melhor a sua vantagem competitiva ou, em alguns casos, ser capaz de gerar compensações de carbono”. 

Quer ser aquela empresa que ninguém segura ou, como dizemos na Radicle, uma companhia “antifrágil”? O impacto de carbono tornou-se não apenas algo positivo de se ter, mas uma forma essencial de acessar fontes de financiamento.  

Sabemos que a identificação das vulnerabilidades da empresa pode ser algo assustador. Ainda assim, garantimos que um impacto de carbono bem pesquisado e um plano de ação estruturado serão muito relevantes para a prosperidade do seu negócio. Por exemplo, já vimos o impacto do carbono se transformar em valor financeiro traduzido em oportunidades de créditos de carbono. Veja o caso da província de Alberta, no Canadá, onde alguns produtores de petróleo e gás conseguiram fazer essa monetização com eficiência por meio da redução da sua pegada de carbono. Eles agora podem ganhar créditos de carbono trocando seus equipamentos pneumáticos de alta liberação de metano para reduzir a quantidade desse gás de efeito estufa que é liberado pelas suas operações!   

Na Radicle, gostamos de encontrar um diamante bruto em sustentabilidade. Como? Sejamos sinceros: definir a pegada de carbono de uma empresa é apenas metade da batalha. A outra está em envolver a sua mente em algo que você nunca fez antes. É assim que você se sente após o primeiro ano da implementação da estratégia de sustentabilidade. Depois, quanto mais fizer, mais fácil fica. Assim como acontece com qualquer coisa nova que fazemos.  

Está pronto para usar o impacto de carbono para lançar a sua iniciativa de sustentabilidade? Estamos te aguardando com a nossa abordagem focada e os melhores especialistas em impacto, mensuração e gestão de carbono. Vamos transformar a sua sustentabilidade numa história divertida para contar.