A regeneração pode ser exponencial?

June 13, 2021

A aceleração em que vivemos não tem precedentes na história da humanidade. A era digital pegou o início desse processo na virada do século e pisou fundo, provando de vez que o tempo é relativo.

São mudanças tão rápidas e interconectadas que criam a sensação de impermanência, com uma quantidade de dados a serem processados muito maior do que nossa capacidade. Considerando que a consultoria é a arte de se mapear e processar informação, sua adaptação a essa nova realidade não é uma escolha.

Mas o desafio não é só esse, há um senso de urgência para essa adaptação. Se estamos levando a sério o que diz a ciência climática, temos duas ou três décadas para transformar a economia circular e regenerativa em regra, algo que demoraria um século no ritmo que estamos. Portanto, soluções exponenciais serão fundamentais daqui para a frente.

A boa notícia é que temos décadas de conhecimento para enfrentarmos os desafios que esta transição impõe. Não é necessário investir bilhões na mudança do homem para Marte. O investimento necessário é dar escala às energias renováveis, à eficiência energética, à agropecuária regenerativa e à valoração das florestas nativas.

Falta, portanto, o fator exponencial nesta equação, ou faltava! Após 9 anos atuando como uma consultoria de contabilidade ambiental, implementando a mensuração e valoração de estoques e fluxos destes ativos, a Pangea passa agora a surfar uma nova onda como Radicle Brazil.

Ao integrar o Grupo Radicle, a Pangea possibilitará a fusão do conhecimento específico sobre as soluções que o país necessita com a tecnologia e capacidade de investimento necessárias para dar escala a elas. A Radicle Brasil terá como foco manter a precisão e agregar velocidade, de forma a nos adaptar aos tempos e contribuir de fato na construção do futuro que queremos.

Esta é a visão que nos guia, sua implementação passa agora por se utilizar do potencial do mercado global de carbono para, finalmente, transformar os ativos ambientais em financeiros, com o objetivo de trazer o melhor dos dois mundos aos nossos parceiros. O equilíbrio é possível e a exponencialidade também, nós seremos a prova disso.

Roberto Strumpf